Pesquisar neste blogue

18/11/2011

20 Dicas para poupar

Ando um pouco centrada nas poupanças ultimamente porque os tempos assim o exigem e, como tal, resolvi fazer um pequeno resumo das dicas que andam por ai na internet para poupar e controlar as suas finanças.

1.      Faça um orçamento, coloque o dinheiro que entra, as suas despesas fixas (casa, carro, condomínio, tv cabo…), coloque o que vai gastando com despesas variáveis (gasolina, alimentação, saúde, etc). Assim fica com uma ideia de como estão as suas finanças. Sobra algum dinheiro? Ponha de parte. Gasta mais do que ganha? Comece a reduzir nas despesas variáveis.
2.      Reduza os jantares fora.
3.      Leve almoço/lanche para o trabalho.
4.      Tome o pequeno-almoço em casa.
5.      Tome café em casa.
6.      Ande de transportes públicos.
7.      Se tiver vontade de comprar algo que não seja essencial, espere mais um dia ou dois, pois a vontade pode desaparecer e é menos dinheiro que gastou.
8.      Use os sites de compras colectivas como a Groupon.
9.      Aproveite as promoções dos supermercados.
10.  Quando for ao supermercado olhe sempre para os produtos mais a cima e mais a baixo, pois geralmente as marcas mais caras situam-se ao nível do olhar.
11.  Nunca vá ao supermercado com fome.
12.  Use dinheiro vivo. Quando usamos o cartão não temos noção do dinheiro que estamos a gastar, com o dinheiro a quantidade de notas gasta acaba por doer mais e dar uma impressão mais real do gasto.
13.  Limite-se ao essencial. É mesmo preciso ter 10 pares de botas?
14.  Junte dinheiro para compras de maior valor, demora mais tempo a comprar, mas dar-lhe-á o gosto especial de saber que conseguiu.
15.  Se tiver muitos créditos pense em fazer um crédito consolidado, mas atenção tem vantagens e desvantagens (veja mais sobre este assunto aqui).
16.  Pesquise sempre o melhor preço antes de comprar.
17.  Abasteça o seu carro nos dias em que é mais barato e utilize os vales que são dados no supermercado (como o LIDL por exemplo).
18.  Apague as luzes que não esteja a utilizar.
19.  Consulte as tarifas da EDP para ver qual a melhor para si.
20.  Tente pagar sempre 100% do seu cartão de crédito e esteja de olho nas comissões bancárias, são aqueles cêntimos que eles sorrateiramente nos vão retirando…

1 comentários:

Fio Norte disse...

Dicas que nunca são de mais relembrar;)