Pesquisar neste blogue

11/01/2012

Eu e o Sistema Fly

O sistema Fly é um sistema muito conhecido de gestão da rotina doméstica que promete trazer paz de espírito e uma casa mais arrumada e limpa.

Se quiserem saber mais sobre este sistema recomendo o blog Organização e Otimização do Tempo

Eu em tempos tentei, juro que tentei, mas não devo ter tido a força de vontade necessária para conseguir levar a coisa a bom porto, porque simplesmente comigo não funcionou. E porque não funcionou?

Porque eu durante a semana chego a casa desgastada, sim não é cansada é mesmo desgastada, e só o fazer o jantar e arrumar a cozinha por vezes é um esforço quase sobre humano quando o sofá berra o meu nome e a minha manta me promete horas quentinhas de aconchego.

No entanto há hábitos que uma vez enraizados se tornam automáticos e já nem pensamos muito no assunto. Um dos passos básicos do sistema Fly consiste em manter o lava-loiça sempre limpo e arrumado, ora isso para mim é quase tão natural como lavar os dentes. Ele está sempre limpo, seco e brilhante. De manhã ficam lá as chávenas do café, mas antes de deitar ele retorna ao seu brilho natural.

Agora há coisas que eu não consigo fazer durante a semana, como andar a varrer o chão, a limpar, passar a ferro então já desisti (arranjei quem me passe a ferro e agora sou uma pessoa muito mais feliz).

Mas o grande problema entre a minha pessoa e o sistema Fly é o facto de eu ter de ter tarefas definidas para cada dia, comigo não dá, o facto de eu pensar que tenho de fazer X, Y e Z diminui grandemente a minha vontade de fazer seja lá o que for.

Por isso a minha tentativa não funcionou, mas tenho pena pois sei que se tivesse funcionado eu não passaria os meus fins-de-semana numa fona de volta da casa a tentar fazer tudo e ainda aproveitar algum tempo livre.

Se alguém souber de uma maneira de adaptar este sistema ou outro a estas minhas problemáticas, de maneira a eu não deixar tudo para o fim-de-semana, agradeço.

Beijos!

0 comentários: