Pesquisar neste blogue

18/01/2012

Os Minimalistas

Cada vez mais a filosofia do minimalismo e do “simple living” me atrai. Quanto mais leio, mais quero ser assim.

Na realidade para mim não seria muito difícil, não tenho qualquer problema em pegar numa gaveta e despejar o conteúdo para um saco do lixo. Quando tiro tralha lá de casa tenho sempre uma sensação muito boa de leveza e apetece-me sempre destralhar ainda mais. Não sou uma pessoa muito apegada aos objectos e por mim dava tudo o que tenho e ficava apenas com o indispensável, aquelas coisas que realmente fazem falta.

Então qual é o meu problema?

O meu problema é que vivo com uma pessoa que é o contrário de mim, ele guarda tudo, desde os bonecos do Happy Meal, aos peluches que tira da máquina, ao bilhete do futebol… E depois vivo rodeada de tralha que depois tenho de limpar, isto deixa-me tão furiosa!

Às vezes sonho que tenho o meu espaço, onde não estariam incluídos peluches ou bonequinhos de toda a espécie. Um mundo sem tralha, sem papelinhos e papelotes. Um mundo leve, sem muito para arrumar e organizar.

Num dos melhores blogs sobre o Minimalismo que encontrei, o The Minimalists, tem um artigo muito interessante sobre o que fazer quando as pessoas que nos rodeiam, especialmente as que moram connosco, não estão muito viradas para o Minimalismo.

Uma das coisas que dizem é para nos centrarmos em nós, nas nossas coisas, e que depois talvez pelo exemplo, os outros podem eventualmente acabar por nos seguir. Na realidade acho difícil isso acontecer lá em casa, porque neste caso sinto que há uma componente emocional muito forte na ligação entre ele e a tralha, mas nunca se sabe.

De qualquer forma vou seguir o conselho e começar a focar-me nas minhas coisas e tentar parar de me irritar com a quantidade exorbitante de bonecada e tralha variada que circula pela casa.

Quero reduzir a minha tralha em 50%, e nisto estão incluídos livros, cd’s, papelada diversa, fotos, artigos de beleza, e o mais que encontrar.

O que me costuma dificultar o processo é o não saber o que fazer com as coisas. Pus os livros à venda, mas não surgiu muito interesse, pus os livros no Winkingbooks mas não os consegui impingir todos (nem de perto).

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigada

Beijos

Minimalism is a tool to eliminate life’s excess, focus on the essentials, and find happiness, fulfillment, and freedom." - The Minimalists

0 comentários: